sábado, 26 de junho de 2010

Aula Magna da Museologia!!!

Aula Magna reuniu alunos no Auditório da Faculdade de Ciência da Informação
João Thiago Stilben

Fonte: Campus online
Escrito por Emanuella Camargo

Após ficar vinte anos no papel, o curso de Museologia da Universidade de Brasília inaugurou, nesta semana, seu segundo semestre letivo com uma Aula Magna e um Ciclo de Palestras que reuniu profissionais de diversas áreas ligadas a cultura. As expectativas e desafios do novo curso foram discutidos e expostos aos alunos e visitantes.

A coordenadora do curso de Museologia, Lilian Alvares, deu boas vindas aos alunos presentes e ressaltou a importância do novo curso para o corpo acadêmico: “Vamos acenar por um curso que vai construir novos caminhos para professores e alunos do departamento”.

A abertura do evento contou também com a participação do diretor da Biblioteca Nacional da República, Antônia Miranda, que criticou a falta de atenção do governo com questões relacionadas à cultura: “A gente constrói estádios de futebol e quartéis militares, enquanto os espaços de cultura ficam de lado. É uma regra perversa”.

A diretora da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Elmira Simeão, adiantou que algumas obras já estão previstas para dar apoio às pesquisas na área. “O curso está em constante reformulação e por isso temos a preocupação com a criação de espaços para laboratórios e pesquisa. Seis laboratórios de tratamento técnico já estão previstos aqui para a Faculdade”, declarou Simeão.

O nascimento do curso e o diferencial

O curso de Museologia percorreu um longo período de pesquisas e projetos até que seu currículo fosse concluído. Há 20 anos, a Faculdade de Ciência da Informação (FCI) recebeu a proposta para criação do curso. O projeto foi apresentado em 1988 junto ao MEC e passou por uma reformulação em 2006.

No dia 16 de abril de 2009 o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou a criação de nove cursos de graduação. Entre eles, o de Museologia. Os outros cursos foram: Ciências Ambientais, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Geofísica, Gestão de Políticas Públicas, Letras – Tradução, Licenciatura em História (noturno) e Licenciatura em Música (noturno).

Com 30 vagas, o curso de Museologia foi ofertado, pela primeira vez, no segundo vestibular de 2009.

Arquivologia, Antropologia, Biblioteconomia, História e Artes Visuais são diversas áreas do conhecimento que integram o curso que propõe uma base curricular interdisciplinar. A necessidade de formar um profissional que se comunique com as demais vertentes foi um dos pontos fundamentais na elaboração do currículo.

“É importante poder caminhar por todas as áreas. É um pouco da proposta de funcionamento da Universidade como um todo” relata Anna Paula da Silva, graduada em História e aluna da primeira turma de Museologia. Mas para ela ainda há barreiras: “As matérias são muito seletivas, a gente queria que elas fossem mais abrangentes”.

Anna Paula não é a única aluna de Museologia que elegeu o curso como segunda formação: “Já na primeira turma existem sete pessoas com outra graduação como bagagem. Museologia apareceu como uma oportunidade de se capacitar mais”.

A coordenadora do Projeto Museu da Educação, Eva Waisros Pereira, presente na Aula Magna, estabeleceu três pontos dentro dos quais a Museologia deve se fixar. Para ela, “o curso ainda é uma ideia em andamento. E por isso deve ser um espaço de formação pesquisa e memória”.

Dificuldades e metas

A instabilidade do currículo e os problemas com a infraestrutura foram algumas das reivindicações dos alunos da primeira turma do curso. Mas o que poderia desestimular os alunos acabou por fortalecer o vínculo entre eles e a consciência da importância de cada um na construção do curso. Diante desse horizonte, o representante do Centro Acadêmico de Museologia, o CAMU, Matias Monteiro afirma: “queremos trabalhar para o curso ser uma referência no país”.

Reportagens interessantes.

Acessem os links abaixo sobre o Museu do Amanhã e Pinturas mais antigas dos apostólos de Jesus Cristo.

Arqueólogos acham pinturas mais antigas dos apóstolos de Jesus

Museu do Amanhã será feito com material reciclável, diz espanhol

sábado, 19 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

Petição- por favor assinem

Petição eletrônica pela devolução do Museu H. e A. de Brazlândia

Maiores informações:
http://losbois.blogspot.com/2010/06/nos-dias-26-26-e-27-participei-de-um.html

Petição:

http://www.ipetitions.com/petition/museumemoriaecidadania/

domingo, 6 de junho de 2010

4º Fórum Nacional de Museus

O IBRAM já disponibilizou o site do 4º Fórum Nacional de Museus.
Confiram no site a programação, inscrição, regimento relacionados ao Fórum.

Mais informações: www.museus.gov.br