quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Enemu e Fórum Nacional de Museus

Caros colegas museais,

Como todos sabem nesse mês de novembro finalmente acontecerão dois eventos de grande importância para nossa formação acadêmica: o Encontro  Nacional de Estudantes de Museologia e o Fórum Nacional de Museus. Ambos ocorrerão na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, no periodo de 16 a 18 de novembro - ENEMU e 19 a 23 de novembro - FNM.
Não tive a oportunidade de ir no FNM que ocorreu em Brasília no ano de 2010, mas tenho boas referências de meus colegas das duas primeras turmas que participaram na organização do evento. É bom frizar que teremos debates em torno dos 40 anos da Mesa de Santiago, ou seja, muito debate no que concerne a Nova Museologia e novas práticas do campo museológico, e com destaque a Hugues de Varine, o grande nome desse movimento, que dará o ar da graça no evento. A inscrição é nada mais que um quilo de alimento não perecível e pode ser feita no site  fnm.museus.gov.br, até o dia 09 de novembro.
Em relação ao ENEMU é um evento fantástico. É aquele momento que você se articula com a galera de outros lugares do Brasil e discute - e por vezes morre de inveja do curriculo deles hahaah - troca ideias sobre os diferentes modos que a Museologia é estudada pelo país. É também o momento de fazer novas amizades, se divertir e se jogar no mundo. Na boa, vocês não sabem o que é um ENEMU! E por mais problemas que ocorreram, não é nada que desanime, pois sabemos o quanto é dificil organizar um evento. Sei que será um momento muito proveitoso! Então se inscrevam a partir da ficha de inscrição adquirida no blog do evento, as inscrições vão até 28/11 - domingo agora! - e os valores de pagamento são de 25,00 reais por comunicação e 35,00 para ouvintes. Você pode se inscrever para os dois, conforme descrito no edital. 

Em relação ao alojamento, a prefeitura de Petropolis está dando um mega apoio para ambos os eventos e já conseguiu um lugar bem bacana para ficarmos, mas para garantir sua vaga no local é necessário estar inscrito nos DOIS EVENTOS.

Segue abaixo os links para facilitar a inscrição de todos. Eu recomendo explorar o site do FNM, está fantástico! :)

Fórum Nacional de Museus
V ENEMU

Os sites são bem explicativos, mas qualquer dúvidas para inscrição postem um comentário aqui, no grupo do facebook ou entrem em contato com alguém do CAMU.

Espero todos lá!



Um comentário:

  1. A presença de vocês no quadro de associados da Associação Brasileira de Profissionais da Informação (ABRAINFO) será a garantia de que teremos uma associação preocupada em construir um futuro melhor para o setor de informação.
    Convido vocês a preencherem o formulário de pré-inscrição, que se encontra em http://abrainfo.com.br/node/3
    O estatuto, que foi aprovado na assembleia de 23 de novembro, deverá ser registrado em cartório esta semana. Ele e a ata da assembleia de fundação estão em http://abrainfo.com.br/
    Abraços.
    Briquet de Lemos

    PS. Peço-lhes divulgar este convite entre seus amigos e colegas.

    ResponderExcluir