sábado, 13 de março de 2010

Aula inaugural do curso de Museologia da UFG



Com a abertura do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás- UFG, agora o Centro-Oeste conta com dois cursos de museologia bastante distintos: enquanto o curso da UnB é sediado no Departamento de Ciências da Informação e coordenado a partir de um acordo entre diferentes unidades acadêmicas (História, Artes Visuais, Antropologia e Ciências da Informação), o curso de museologia da UFG é ofertado pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Para a abertura do curso a professora Maria Cristina de Oliveira Bruno do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP foi convidada para uma aula magna, e propôs, em uma breve fala, o papel do museu como agente de transformação social á partir da idéia de preservação e transgressão. Após a palestra, houve um breve debate a partir das perguntas e colocações de alunos e professores do curso, e interessantes apontamentos sobre inclusão social, área de atuação e uma defesa da museologia como uma ciência social.

Como uma forma de estabelecer parcerias e apoio, estiveram presentes no evento a professora Silmara Küster (representando o curso de museologia) e um discente (esse que vos fala, representando o CAMU).

Desejamos um próspero começo para nossos colegas goianos.

Um comentário:

  1. Gostaria de obter informações a respeito do curso grátis de Museologia da UFG
    Obrigada
    Marly Ap Bolina
    Artita Plástica

    Guaratinguetá- SP

    ResponderExcluir